Conecte-se Conosco

Educação

Jovens que desejam retornar à escola em 2018 têm até o dia 25/11 para se inscrever

Publicado

em

Jovens que por algum motivo abandonaram a escola antes de concluir os estudos e desejam retornar em 2018 devem ficar atentos ao chamamento realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Até o dia 25 de novembro (sábado), eles podem se inscrever por meio de formulário eletrônico disponível neste link, e assegurar uma vaga na rede estadual de ensino para o próximo ano letivo.

A diretora de Juventude da SEE, Priscylla Ramalho, destaca a importância dos jovens ficarem atentos ao prazo de inscrição. “A campanha vai levantar as demandas de vagas para o próximo ano, por isso, é importante que todos que têm interesse em retornar os estudos se inscrevam”, afirma.

A ação faz parte da Campanha VEM. Promovida pela SEE, ela é umas das frentes da Virada Educação Minas Gerais que foi criada com o objetivo de trazer de volta para a escola o jovem em situação de evasão. O mote da campanha deste ano é “A escola só fica completa quando você faz parte dela”.

Desde 2015, a SEE tem mobilizado esforços para sensibilizar os jovens sobre a importância de retornar aos estudos. A campanha é direcionada especialmente para as pessoas que ainda não concluíram o Ensino Médio e que desejam retornar para o ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), já que o Cadastramento Escolar 2018 deste ano contemplou também a EJA Ensino Fundamental.

Ao manifestar o seu interesse por meio da inscrição no site da SEE, o candidato será então encaminhado a uma unidade escolar e terá a sua vaga assegurada na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2018.

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, explica que a Campanha VEM faz parte de um movimento de mudança na escola, um esforço da secretaria em escutar a juventude e discutir com toda a comunidade escolar estratégias para criar uma escola mais afinada com a realidade dos estudantes.

“Estamos empenhados em ouvir a juventude e pensar ações que respondam as suas demandas para construirmos coletivamente. Realizamos rodas de conversas, pesquisas diagnósticas, encontros e diversos momentos de escuta e mobilização, que desde o início desta gestão estão pautando nossas principais ações. Podemos destacar a ampliação da nossa Política de Educação Integral e Integrada em todo o Estado, com o atendimento de mais de 150 mil estudantes, e que, a partir deste semestre, passou a contemplar também 44 escolas de ensino médio; a Educação Profissional, que hoje já conta com mais de 44 mil alunos matriculados em cursos técnicos na rede estadual; o Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio; a criação do Programa de Convivência Democrática; a ampliação do ensino médio noturno e reorganização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), dentre várias outras ações”, destaca a secretária.

Fonte: AGÊNCIA MINAS

 

Destaque

Inscrições abertas para a 2ª edição do Programa Meu Primeiro Negócio

Publicado

em

De

Ao todo, 650 escolas estaduais mineiras poderão participar do programa. Primeira edição contemplou 120 escolas este ano

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e a da Secretaria de Estado de Educação (SEE), lançou o edital de seleção para a 2ª edição do Programa Meu Primeiro Negócio.

A chamada vai selecionar até 650 escolas públicas de Minas Gerais que tenham interesse em executar, como atividade extracurricular, no contraturno escolar, as ações de formação empreendedora para estudantes do ensino médio durante 2018.

O programa é executado em parceria com a Junior Achievement a partir do programa Miniempresa. A metodologia utilizada é baseada no método “aprender fazendo”, na qual jovens vão poder experimentar práticas em negócios, economia, gestão e operacionalização de empresas durante 12 semanas.

Cada escola selecionada terá um projeto no Meu Primeiro Negócio. O grupo de até 40 alunos vai trabalhar de forma cooperativa, desenvolvendo um negócio. Na primeira edição do Programa, foram contempladas 120 escolas da rede estadual, sendo 57 Escolas Polo de Educação Múltipla (Polem), que participaram das atividades no segundo semestre deste ano.

As escolas interessadas em participar do Programa devem se cadastrar por meio de formulário eletrônico. O edital e o link de inscrições podem ser encontrados no endereço www.meuprimeironegocio.mg.gov.br. O prazo de inscrição vai até às 23h59 de 11 de fevereiro de 2018.

Fonte: Agência Minas

 

Continue Lendo

Educação

Professor de Minas Novas é destaque no estado com projeto de Matemática

Publicado

em

De

O governador Fernando Pimentel recebeu nesta segunda-feira (27/11), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, dois professores da rede estadual vencedores da etapa regional do Prêmio Professores do Brasil, concedido pelo Ministério da Educação.

Os docentes Gracielle Leite da Silva, da Escola Estadual Pedro de Oliveira, localizada no distrito de Ponte Alta de Minas, em Carangola, e Adalgísio Gonçalves Soares, da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, em Minas Novas, foram destaque nas categorias Ensino Fundamental – Ciclo de Alfabetização e Ensino Médio, respectivamente.

o governador, a premiação mostra a qualidade pedagógica dos projetos apresentados pelos professores. “São dois projetos que destacam a criatividade dos docentes mineiros e mostram que, mesmo com recursos escassos, mas graças ao empenho e à dedicação, a gente consegue bons resultados”, afirmou.

Projetos

Gracielle, que dá aulas para crianças de sete e oito anos, no ciclo da alfabetização, levou uma moradora antiga da comunidade para contar a história daquele local quando ela era criança. “A partir daí, buscamos realizar trabalhos junto com a comunidade, aproximando os pais da vida escolar e valorizando a cultura do campo. Os alunos aprendem melhor e se sentem mais interessados ao lidar com a realidade que eles conhecem”, disse.

O professor Adalgisio, que dá aulas de matemática para alunos do Ensino Médio, propôs que os alunos resolvessem os desafios da obra do matemático brasileiro Malba Tahan e, a partir de cada situação mostrada, as turmas elaboraram um curta-metragem. Os 12 filmes deram origem ao 1º Festival de Curtas de Minas Novas, no Território Alto Jequitinhonha.

“Se eu ficar no ensino tradicional da matemática eu perco os meus alunos. Mas, por meio dos contos do Malba Tahan, eles não estudaram só a matéria, mas tiveram contato com outros temas que eles geralmente não têm, como o roteiro, cenário, figurino”, completou.

Os dois professores da rede estadual seguem para São Paulo, onde vão participar da etapa final do prêmio Professores do Brasil, no dia 6 de dezembro, quando serão conhecidos os vencedores de cada categoria.

Fonte: Agência Minas

Continue Lendo

Destaque

Colégio Vencer passará a oferecer ensino fundamental I (1º ao 5º ano) a partir de 2018

Publicado

em

De

Quando uma nova jornada se inicia, organização e planejamento são palavras-chaves para que o resultado alcançado seja o sucesso. Da mesma forma qualquer bom projeto começa com uma base sólida, um alicerce forte para suportar toda a construção que ainda está por vir. Na educação não poderia ser diferente!

É pensando dessa maneira que o Colégio Vencer passará a oferecer, a partir de 2018, o Ensino Fundamental I, com turmas do 1º ao quinto ano.

Junto com a novidade o colégio preparou uma equipe de professores e pedagogos muito preparados e conscientes de seus papéis junto ao material do Sistema Bernoulli, de qualidade inquestionável.

Segundo Thaísa Fernandes, coordenadora pedagógica do Colégio, “O grupo de profissionais dos anos iniciais da educação fundamental I (1º ao 5º ano) foi selecionado na certeza de que continuaremos oferecendo o que se espera de uma escola compromissada com a excelência”.

As matriculas para as novas turmas estão abertas, e poderão ser realizadas no Colégio Vencer, na Rua Dr. Hermelindo, 382 , Centro, Capelinha/MG, de segunda a sexta, de 07 as 17 horas. Tel: 3516 2968 | 9 9171 2121.

Continue Lendo

Em Alta

%d blogueiros gostam disto: