Conecte-se Conosco

Educação

Jovens que desejam retornar à escola em 2018 têm até o dia 25/11 para se inscrever

Publicado

em

Jovens que por algum motivo abandonaram a escola antes de concluir os estudos e desejam retornar em 2018 devem ficar atentos ao chamamento realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Até o dia 25 de novembro (sábado), eles podem se inscrever por meio de formulário eletrônico disponível neste link, e assegurar uma vaga na rede estadual de ensino para o próximo ano letivo.

A diretora de Juventude da SEE, Priscylla Ramalho, destaca a importância dos jovens ficarem atentos ao prazo de inscrição. “A campanha vai levantar as demandas de vagas para o próximo ano, por isso, é importante que todos que têm interesse em retornar os estudos se inscrevam”, afirma.

A ação faz parte da Campanha VEM. Promovida pela SEE, ela é umas das frentes da Virada Educação Minas Gerais que foi criada com o objetivo de trazer de volta para a escola o jovem em situação de evasão. O mote da campanha deste ano é “A escola só fica completa quando você faz parte dela”.

Desde 2015, a SEE tem mobilizado esforços para sensibilizar os jovens sobre a importância de retornar aos estudos. A campanha é direcionada especialmente para as pessoas que ainda não concluíram o Ensino Médio e que desejam retornar para o ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), já que o Cadastramento Escolar 2018 deste ano contemplou também a EJA Ensino Fundamental.

Ao manifestar o seu interesse por meio da inscrição no site da SEE, o candidato será então encaminhado a uma unidade escolar e terá a sua vaga assegurada na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2018.

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, explica que a Campanha VEM faz parte de um movimento de mudança na escola, um esforço da secretaria em escutar a juventude e discutir com toda a comunidade escolar estratégias para criar uma escola mais afinada com a realidade dos estudantes.

“Estamos empenhados em ouvir a juventude e pensar ações que respondam as suas demandas para construirmos coletivamente. Realizamos rodas de conversas, pesquisas diagnósticas, encontros e diversos momentos de escuta e mobilização, que desde o início desta gestão estão pautando nossas principais ações. Podemos destacar a ampliação da nossa Política de Educação Integral e Integrada em todo o Estado, com o atendimento de mais de 150 mil estudantes, e que, a partir deste semestre, passou a contemplar também 44 escolas de ensino médio; a Educação Profissional, que hoje já conta com mais de 44 mil alunos matriculados em cursos técnicos na rede estadual; o Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio; a criação do Programa de Convivência Democrática; a ampliação do ensino médio noturno e reorganização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), dentre várias outras ações”, destaca a secretária.

Fonte: AGÊNCIA MINAS

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Programa vai selecionar professores de Língua Inglesa para curso de aperfeiçoamento nos EUA

Publicado

em

De

Foto divulgação

Documentos devem ser enviados para a Secretaria de Estado de Educação (SEE) até o dia 2 de março deste ano

Professores que atuam no Ensino Médio em escolas públicas interessados em participar de um curso de cinco meses nos Estados Unidos podem se inscrever para participar do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – DAI).

Os interessados têm até o dia 2 de março deste ano para enviar toda a documentação para a Secretaria de Estado de Educação (SEE), para o e-mail katia.borges@educacao.mg.gov.br.

A iniciativa tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação.

Para participar da iniciativa, o candidato deve ser professor de inglês do ensino médio na rede pública do Brasil; dispender atualmente 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa; possuir, no mínimo, bacharelado ou licenciatura em inglês; ter, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada em sala de aula; ter fluência oral e escrita em inglês – apresentar comprovante de proficiência em língua inglesa, entre outros.

O programa nos Estados Unidos acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2019 e incluirá também um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio para que os participantes possam interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

Documentos necessários para inscrição:

– Formulário de inscrição editável;
– Modelo de currículo resumido;
– Carta de recomendação da Secretaria de Educação;
– Formulário de licença com vencimentos.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Telefones: (31)3915-3670 /  (31) 3915-3671

Fonte: AGÊNCIA MINAS

Continue Lendo

Educação

Preparatório Vencer realizará processo seletivo para bolsistas nesta sexta (02)

Publicado

em

De

O Preparatório Vencer, em Capelinha MG, realizará nesta Sexta-Feira (02/02/2018), o processo seletivo para bolsistas 2018.

Principal curso de preparação para o Enem e demais vestibulares em Capelinha e região, o Preparatório dará os seguintes descontos aos bolsistas:

1º colocado – 50% de desconto
2º colocado – 40% de desconto
3º colocado – 30% de desconto
4º colocado – 20% de desconto
5º colocado – 20% de desconto
6º ao 10º colocados – 10% de desconto

Os interessados nas bolsas deverão realizar a inscrição, no valor de R$20,00, na secretaria do Cólegio Vencer, até as 18 horas desta quinta-feira (01/02). A prova do processo seletivo terá 45 questões, sem redação, e será realizada na sexta-feira, as 14 horas.

Fique isento da taxa de inscrição, clique aqui e saiba como.

 

Continue Lendo

Educação

Nesta quinta (25) tem live sobre o SISU com o Professor Calebe no Blog RegisCap

Publicado

em

De

 

Começou nesta terça-feira (23) e vai até sexta-feira (26), as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SISU), plataforma do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para instituições públicas (federais e estaduais) de ensino superior usando a nota do Enem.

Com o intuito de preparar os alunos Capelinhenses para este importante momento da vida acadêmica, o Blog RegisCap em parceria com o Colégio e Preparatório Vencer realizará nesta quinta-feira (25/01), ás 17 horas , uma transmissão ao vivo, pelo facebook, com o biólogo e coordenador do Preparatório Diamantinense e diretor do Preparatório Vencer, Calebe Araújo, que estará dando dicas e tirando duvidas sobre o Sistema de Seleção Unificada (SISU).

A transmissão será reproduzida na pagina do Blog RegisCap (Facebook.com/blogregiscap) com retransmissão na pagina do Colégio Vencer (facebook.com/colegiovencer).

 

Continue Lendo

Em Alta

%d blogueiros gostam disto: