Conecte-se Conosco

Destaque

Publicada resolução que define calendário escolar 2018 nas escolas da rede estadual de ensino

Publicado

em

Início do ano letivo 2018 está marcado para o dia 5 de fevereiro, sendo que cada escola deve elaborar seu calendário coletivamente com servidores, pais e alunos

Foi publicada no Diário Oficial Minas Gerais dessa quarta-feira (15/11) a resolução que estabelece o calendário escolar para a rede estadual de ensino para o ano de 2018. De acordo com o documento, o próximo ano letivo terá início no dia 5 de fevereiro e terminará no dia 14 de dezembro.

Respeitadas as normas legais, cada escola deve elaborar seu calendário, construído coletivamente com a comunidade escolar, discutido com servidores, estudantes e pais de estudantes, e aprovado pelo colegiado.

Após esse processo, ele deve ser encaminhado para a Superintendência Regional de Ensino, que deverá homologar e supervisionar o cumprimento das atividades nele previstas, de acordo com as normas da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Segundo a resolução, o calendário deverá ser construído coletivamente com as escolas estaduais de um mesmo município e/ou com escolas municipais, respeitando a autonomia da Rede Municipal de Ensino, respeitando o interesse dos estudantes, as especificações locais e viabilizando o melhor gerenciamento do transporte escolar.

A elaboração do Calendário Escolar 2018 deve prever o mínimo de 200 dias letivos e carga horária de 800 horas para os anos iniciais do ensino fundamental e ensino médio noturno e 833 horas e 20 minutos para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio diurno. Ainda de acordo com o documento, o dia 15 de setembro de 2018 será dia letivo, destinado às atividades da “Virada Educação Minas Gerais”.

Já o dia 10 de novembro será destinado à realização de Feira de Ciências, da Mostra de Trabalhos realizados pela disciplina “Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho (DIM)” do ensino médio regular e na Educação de Jovens e Adultos noturno e “Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania (DIC)” da Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental noturno.

Nesta data também deverão acontecer a Mostra de Trabalhos dos estudantes dos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec) e dos Conservatórios de Música.

A Prestação de Contas da Gestão Escolar deverá acontecer no dia 1º de dezembro de 2018, e o período de 19 a 23 de novembro será destinado às atividades da “Semana de Educação para a Vida”, instituída pela Lei Federal nº 11.988/2009.

As Escolas do Campo, Indígenas e quilombolas poderão elaborar proposta de calendário diferenciado, considerando as especificidades das comunidades locais.

Fonte: Agência Minas

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Continuam abertas as inscrições para o Festival de Música Gospel de Capelinha

Publicado

em

De

Cantores e compositores de música Gospel terão até o dia 15 de Janeiro de 2018 para se inscrever na 5º edição do Festival de Música Gospel de Capelinha – FEMUG.

As inscrições poderão ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do FEMUG, www.femug.com.br, o valor da inscrição é de R$ 55,00 (cinquenta e cinco reais).

Com primeira edição em 1998, o festival teve mais três edições  em 1999, 2001 e 2007. Sempre com a participação vários talentos da região, o FEMUG busca valorizar a música gospel, a arte e a cultura, além de revelar novos talentos.

Os classificados serão divulgados no dia 01 de Fevereiro de 2018, o Festival será realizado em Março.

Continue Lendo

Destaque

Sicoob Credijequitinhonha realiza eleição de delegados nesta quarta (13) em Capelinha

Publicado

em

De

O Sicoob Credijequitinhonha agência Capelinha, realizará nesta quarta-feira (13/12), a eleição para delegados.

O Sicoob, adota o Sistema de Delegação no qual são eleitos  representantes entre os associados da cooperativa. Além de representar o quadro social na tomada de decisão em processos assembleares, o Delegado deve atuar como multiplicador do cooperativismo em sua comunidade. Além disso, ele deve favorecer os canais de comunicação entre dirigentes e conselheiros com os associados e vice-versa. Devem, portanto, conhecer as ações desenvolvidas pela cooperativa e dar sua contribuição com vistas à melhoria de suas comunidades.

Para votar, basta o associado, se apresentar na agência, das 9h30 às 17h, portando documento oficial de identificação com foto.

Confira a lista dos candidatos, clique aqui. 

Continue Lendo

Destaque

Inscrições abertas para a 2ª edição do Programa Meu Primeiro Negócio

Publicado

em

De

Ao todo, 650 escolas estaduais mineiras poderão participar do programa. Primeira edição contemplou 120 escolas este ano

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e a da Secretaria de Estado de Educação (SEE), lançou o edital de seleção para a 2ª edição do Programa Meu Primeiro Negócio.

A chamada vai selecionar até 650 escolas públicas de Minas Gerais que tenham interesse em executar, como atividade extracurricular, no contraturno escolar, as ações de formação empreendedora para estudantes do ensino médio durante 2018.

O programa é executado em parceria com a Junior Achievement a partir do programa Miniempresa. A metodologia utilizada é baseada no método “aprender fazendo”, na qual jovens vão poder experimentar práticas em negócios, economia, gestão e operacionalização de empresas durante 12 semanas.

Cada escola selecionada terá um projeto no Meu Primeiro Negócio. O grupo de até 40 alunos vai trabalhar de forma cooperativa, desenvolvendo um negócio. Na primeira edição do Programa, foram contempladas 120 escolas da rede estadual, sendo 57 Escolas Polo de Educação Múltipla (Polem), que participaram das atividades no segundo semestre deste ano.

As escolas interessadas em participar do Programa devem se cadastrar por meio de formulário eletrônico. O edital e o link de inscrições podem ser encontrados no endereço www.meuprimeironegocio.mg.gov.br. O prazo de inscrição vai até às 23h59 de 11 de fevereiro de 2018.

Fonte: Agência Minas

 

Continue Lendo

Em Alta

%d blogueiros gostam disto: