Conecte-se Conosco

Notícias

Defesa Civil emite alerta devido as constantes chuvas em Capelinha

Publicado

em

Chuvas em Capelinha – Foto Reginaldo Rodrigues

A Defesa Civil de Capelinha emitiu no fim da tarde deste domingo, 04/02, um primeiro alerta sobre as contantes chuvas, de mais de 200mm no acumulado, que vem caindo em Capelinha.

De acordo com a instituição, quem mora em áreas de risco deve ficar atento a situação de rachaduras ou estalos em barrancos ou casas, rios subindo rapidamente, árvores com risco de queda.

Por volta das 15:00 horas deste domingo, o Blog RegisCap entrou em contato com a Defesa Civil que havia informado que havia visitado as áreas mais críticas e que a situação estava estáveis.  Em novo contato a Defesa Civil informou que as comunidades Rurais serão visitadas nesta segunda, dia 05.

Segundo os principais canais de meteorologia a previsão é de que a chuva continue até a quarta-feira.

Situação caótica

A chuva constante, com quase 40 horas, já provocou queda de árvores, muros, desabamento de encostas e buracos em quase todas as vias da cidades. Em algumas comunidades rurais as estradas estão intransitáveis.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Governo do Estado contempla artesãos de Diamantina com Carteira do Trabalhador Manual

Publicado

em

De

 

Dezenas de profissionais de Diamantina, no Território Alto Jequitinhonha, receberam, nesta semana, a Carteira Nacional do Artesão e Trabalhador Manual. O título é concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio do Núcleo de Artesanato da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif).

A partir do trabalho do Núcleo de Artesanato da Seedif, o Estado realizou o cadastro de mais de 50 artesãos da cidade, além de ouvir e identificar as demandas dos profissionais para valorizar o artesanato mineiro.

A carteira do artesão possibilitará ao trabalhador manual ter acesso a aulas de capacitação, feiras e eventos ligados ao artesanato. O subsecretário da Seedif, Pedro Leão, destacou a importância do título para os artesãos.

“Minas Gerais é rica em cultura e o artesanato faz parte deste conjunto, sendo fonte de renda para muitas famílias do estado. Em Diamantina não é diferente, que se caracteriza como uma cidade turística que movimenta toda a população. A Carteira do Artesanato regulamenta a atividade manual e abre mais oportunidades para os artesãos do estado”, disse.

Por meio da Seedif, o Governo do Estado intensificou o cadastro dos artesãos em todo o estado, a partir dos Fóruns Regionais e mutirões de cadastramento. Em 2017, foram mais de 2.000 artesãos cadastrados, número 75% maior do que no ano anterior. Desta forma, o Governo  contemplou todas as regiões do estado, além de valorizar o trabalhador e o artesanato local.

Mais Artesanato

A ocasião de entrega das carteiras também propiciou a  realização da 1ª Roda de Conversa do Projeto Mais Artesanato, em Diamantina. O programa do Governo de Minas Gerais, executado via Seedif, é a primeira política pública do artesanato no Estado.

Lançado em dezembro do ano passado, o programa tem como objetivo coordenar as ações que vão incentivar a formalização e a organização da cadeia produtiva formada por artesãos e associações.

Poucos dias depois de lançada a estratégia, um edital já foi disponibilizado com proposito de fortalecer e fomentar as cooperativas e associações de artesanato em Minas Gerais. O investimento, por parte da Codemig, é de R$ 1,8 milhão e a estimativa é de beneficiar 720 artesãos, 80% deles em comunidades no interior do estado.

A ação na cidade do Alto Jequitinhonha aconteceu em parceria com a Prefeitura de Diamantina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio.

Além dos artesãos agraciados pelo título, estiveram na cerimônia o subsecretário da Seedif, Pedro Leão, a secretária municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, Márcia Horta, o prefeito de Diamantina, Juscelino Roque, entre outros convidados.

FONTE: AGÊNCIA MINAS

Continue Lendo

Educação

Programa vai selecionar professores de Língua Inglesa para curso de aperfeiçoamento nos EUA

Publicado

em

De

Foto divulgação

Documentos devem ser enviados para a Secretaria de Estado de Educação (SEE) até o dia 2 de março deste ano

Professores que atuam no Ensino Médio em escolas públicas interessados em participar de um curso de cinco meses nos Estados Unidos podem se inscrever para participar do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – DAI).

Os interessados têm até o dia 2 de março deste ano para enviar toda a documentação para a Secretaria de Estado de Educação (SEE), para o e-mail katia.borges@educacao.mg.gov.br.

A iniciativa tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação.

Para participar da iniciativa, o candidato deve ser professor de inglês do ensino médio na rede pública do Brasil; dispender atualmente 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa; possuir, no mínimo, bacharelado ou licenciatura em inglês; ter, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada em sala de aula; ter fluência oral e escrita em inglês – apresentar comprovante de proficiência em língua inglesa, entre outros.

O programa nos Estados Unidos acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2019 e incluirá também um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio para que os participantes possam interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

Documentos necessários para inscrição:

– Formulário de inscrição editável;
– Modelo de currículo resumido;
– Carta de recomendação da Secretaria de Educação;
– Formulário de licença com vencimentos.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Telefones: (31)3915-3670 /  (31) 3915-3671

Fonte: AGÊNCIA MINAS

Continue Lendo

Esporte

Capivari estreia neste domingo(25) na Copa União dos Vales

Publicado

em

De

Escudo Capivari

O Capivari recebe neste domingo (25/02/2018), as 16 horas, no estádio Newton em Capelinha, a equipe do Atalanta de Malacacheta na primeira rodada da Copa União dos Vales.

Único representante do futebol Capelinhense na Copa, o Capivari ficou no grupo E, junto com  Atalanta(Malacacheta), Franciscópolis e Angelândia.  No elenco que disputará a competição pelo Bri, estão: Peleleu, Serguei, Leandrinho e Lontra.

Os ingressos para o jogo de estréia do Capivari estão sendo vendidos a R$5,00 na Academia Sport Fitness, Malhas Eiff e Locadora Winfox.

A COPA

Apontada como uma das principais competições do norte mineiro, a Copa União dos Vales reunirá um total de 19 clubes de diferentes cidades do Vale do Jequitinhonha, Rio Doce e do Mucuri, sendo elas: Itambacuri, Ouro Verde, Novo Cruzeiro, Ladainha, Setubinha, Caraí, Novo Oriente de Minas, Crisólita, Águas Formosas, Pavão, Teófilo Otoni, Poté, Itaobim, Frei Gaspar, Malacacheta, Franciscópolis, Angelândia e Capelinha. A copa terá a sua primeira fase disputada em grupos, onde as três primeiras equipes melhores colocadas mais a quarta melhor classificadas entre os quatro grupos  passam para a segunda fase.

OS JOGOS DO BRI 

25/02/2018(domingo) – 16:00 H – Capelinha = Capivari X Atalanta

03/03/2018(Sábado) – 18:00 H – Angelândia = Angelândia X Capivari

11/03/2018(Domingo) – 16:00 H – Capelinha = Capivari X Franciscópolis

18/03/2018(Domingo) – 16:00 H – Malacacheta = Atalanta X Capivari

24/03/2018(Sábado) – 19:00 H – Capelinha = Capivari X Angelândia

08/04/2018(Domingo) – 16:00 H – Franciscópolis = Franciscópolis X Capivari

Clique aqui e confira a tabela completa.

 

Continue Lendo

Em Alta

%d blogueiros gostam disto: